Entre os itens enviados pelo Paraguai estão água mineral, colchões e material de limpeza, demonstrando o apoio do presidente paraguaio, Santiago Peña, que utilizou suas redes sociais para expressar solidariedade aos gaúchos. “Estamos com o Brasil, porque nos une uma forte amizade e quando estamos unidos não há adversidade que não possamos enfrentar juntos”, afirmou o presidente.
A ajuda vinda da Itália inclui medicamentos, suprimentos médicos, tendas para abrigar pessoas desalojadas e geradores de energia. O avião B-767 trouxe ainda potabilizadores de água capazes de produzir 64 mil litros de água potável por dia, garantindo recursos essenciais à população afetada pelas enchentes.
A ação foi coordenada em parceria com o Programa Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas e contou com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, que acompanhou a chegada da aeronave. Até o momento, mais de 580 mil pessoas foram desalojadas e mais de 45.000 estão em abrigos temporários, de acordo com a Defesa Civil gaúcha.
A cooperação internacional é essencial em situações de emergência como essa, demonstrando a solidariedade entre os países e a disposição em ajudar aqueles que mais precisam. A chegada desses suprimentos ajudará a amenizar os impactos da tragédia climática no Rio Grande do Sul e a prover suporte para a população afetada.