Criada com o intuito de garantir a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde aos usuários do SUS, a Ouvidoria recebe reclamações, denúncias, sugestões e elogios, buscando assegurar não só a excelência na estrutura interna da SMS, mas também nos serviços ambulatoriais e hospitalares contratualizados pelo município. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Romero Farias, o reconhecimento do Ministério da Saúde e a conquista do Selo de Acreditação Institucional demonstram a excelência na prestação de serviços pela Ouvidoria.
Além disso, a Ouvidoria do SUS em Maceió foi premiada no I Encontro de Redes de Ouvidorias da cidade, promovido pela Secretaria Municipal de Controle Interno, evidenciando o alto grau de resolutividade das demandas e o comprometimento da equipe e gestão. Para a ouvidora Josiene Moreira, o reconhecimento do trabalho realizado pela Ouvidoria reflete o caminho correto trilhado para garantir resolutividade às demandas e eficiência nos serviços prestados.
Com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários aos serviços públicos de saúde, a Ouvidoria do SUS em Maceió disponibiliza diversos canais de comunicação, como atendimento presencial na sede da SMS, telefone, e-mail e o Sistema Informatizado Ouvidor SUS, ligado ao Ministério da Saúde. Por meio desses canais, os cidadãos podem encaminhar suas manifestações relacionadas aos serviços de saúde ofertados pela Prefeitura de Maceió, fortalecendo a participação cidadã e a transparência na gestão pública.