MACEIÓ – Equipe do CadÚnico Maceió vai integrar força-tarefa no Rio Grande do Sul para apoiar famílias afetadas por calamidade.

Equipe do CadÚnico de Maceió integra força-tarefa no Rio Grande do Sul

Um grupo de entrevistadoras sociais do Cadastro Único (CadÚnico) de Maceió foi convocado para integrar uma força-tarefa do Governo Federal no Rio Grande do Sul. As técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) embarcaram nesta segunda-feira (3) rumo a Brasília, onde passarão por um treinamento antes de seguirem para Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre.

A iniciativa parte da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SAGUCAD/MDS) e tem como objetivo apoiar os municípios gaúchos afetados por situações de calamidade e emergência pública.

Com as recentes enchentes no Rio Grande do Sul, a área de Assistência Social também foi severamente impactada. Equipamentos, materiais permanentes, infraestrutura e, principalmente, os profissionais que atuam na área estão debilitados devido ao elevado nível de esforço necessário para atender à crescente demanda em condições adversas.

As equipes do CadÚnico de diversos estados foram convocadas para dar suporte a esses profissionais e garantir a proteção social às famílias mais vulneráveis na região. As entrevistadoras sociais Claudia Rejane Ferreira, Liliane Araújo, Sanderleia dos Santos, Iraneide Crisanto e Sandra Regina Alves permanecerão por 30 dias no Rio Grande do Sul para auxiliar nessa missão.

Para Claudia Rejane, essa é uma oportunidade única de ajudar as famílias gaúchas em um momento tão delicado. “Estou feliz em poder contribuir com meu trabalho para apoiar essas pessoas que estão sofrendo tanto e perderam tudo”, disse a entrevistadora.

Liliane Araújo, com 23 anos de experiência na Assistência Social, ressalta a importância do suporte emocional e material que será oferecido. “Levaremos nosso trabalho, acolhimento e carinho para que essas famílias possam recomeçar suas vidas após as perdas que enfrentaram”, destacou.

A diretora de Proteção Social Básica da Semdes, Filomena Menezes, enfatizou a relevância da participação da equipe do Cadastro Único de Maceió nessa força-tarefa. “Estamos representando Alagoas nessa missão importante de apoiar os trabalhadores da Assistência Social no Rio Grande do Sul. É um momento desafiador, mas tenho certeza de que nossas profissionais estão preparadas para contribuir da melhor forma possível”, afirmou.

Com a dedicação e empenho das entrevistadoras sociais de Maceió, a força-tarefa no Rio Grande do Sul tem tudo para ser um sucesso e proporcionar um alívio para as famílias que mais necessitam nesse momento de dificuldade.

Botão Voltar ao topo