BRASIL – Prefeitura do Rio de Janeiro lança central de inteligência para reforçar segurança com tecnologia e vigilância avançadas.

A Prefeitura do Rio de Janeiro deu mais um passo em direção à segurança pública ao lançar a central de inteligência, vigilância e tecnologia Civitas. O novo centro, inaugurado nesta terça-feira (4), no Centro de Operações Rio (COR), tem como principal objetivo apoiar as ações de segurança do município e das forças policiais do estado.

Uma das novidades trazidas pela central Civitas é a integração com as câmeras de monitoramento do município, que passarão a ser utilizadas para identificar movimentos suspeitos e atuar de forma mais eficaz na prevenção e combate à criminalidade. Além disso, a central contará com informações fornecidas pelo Disque-Denúncia, que, com financiamento da prefeitura, voltará a funcionar em tempo integral, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Uma das estratégias de segurança adotadas pelo Civitas é o cerco inteligente, que utilizará mais de 900 radares capazes de reconhecer placas de veículos. Esses radares serão utilizados para monitorar o tráfego de carros roubados e de interesse para a polícia, contribuindo assim para a identificação e apreensão de veículos envolvidos em atividades ilegais.

Com essa nova tecnologia, será possível acompanhar em tempo real o trajeto de veículos identificados pelos radares, bem como detectar placas clonadas, facilitando o trabalho das forças de segurança no combate ao crime. Além dos radares, as 3.500 câmeras de monitoramento da prefeitura também serão incorporadas ao sistema Civitas para auxiliar na verificação de ocorrências na cidade, como acidentes, engarrafamentos e manifestações.

O prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância da parceria entre a prefeitura e as forças de segurança estaduais para garantir a eficiência das ações de combate à criminalidade. Com a central Civitas em funcionamento, a prefeitura poderá atuar diretamente em situações como furtos de equipamentos públicos, atos de vandalismo e desordem urbana, acionando as forças policiais quando necessário.

A instalação de placas com a frase “você está sendo monitorado” próximo às câmeras de vigilância é uma das medidas adotadas pela prefeitura para dissuadir práticas criminosas. Além disso, a expectativa é expandir a rede de monitoramento da Civitas no futuro, incorporando também câmeras privadas para garantir a segurança e a ordem na cidade.

Botão Voltar ao topo