Essa decisão foi tomada após o governo determinar que a venda das ações da Sabesp será dividida em dois grupos. O primeiro grupo de 15% das ações será destinado a um investidor de referência, com as instruções para participar sendo divulgadas em breve pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado.
Já o segundo lote, composto por cerca de 17% das ações, estará aberto para todo o mercado, incluindo pessoas físicas, jurídicas e funcionários da companhia. No entanto, não haverá oferta primária, o que significa que apenas as ações atualmente pertencentes ao governo serão negociadas.
Para concorrer ao posto de investidor de referência, as empresas interessadas deverão aceitar as condições estabelecidas no Acordo de Investimentos, que prevê a composição do Conselho de Administração da Sabesp com nove integrantes, sendo três indicações do governo de São Paulo, três do investidor de referência e três independentes.
O investidor de referência terá restrições quanto à venda das ações até dezembro de 2029, data prevista para a conclusão dos investimentos para a universalização do saneamento no estado. Além disso, ficará impedido de participar de projetos concorrentes com a Sabesp nos municípios paulistas.
A oferta pública das ações será conduzida por bancos renomados, como BTG Pactual, Bank of America, Citi, UBS e Itaú BBA. A data para a realização da oferta pública ainda não foi determinada.
Com essa nova estratégia, o governo de São Paulo busca atrair investidores interessados em contribuir para melhorias no setor de saneamento básico do estado, garantindo a continuidade e a eficiência dos serviços prestados pela Sabesp.