BRASIL – Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro promove Dia D de vacinação contra paralisia infantil em mais de 650 pontos de vacinação.

No último sábado (8), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro promoveu o dia D de vacinação contra a paralisia infantil, em uma ação que disponibilizou mais de 650 pontos de vacinação em todo o município. A campanha tinha como objetivo vacinar 237 mil crianças de 1 a 4 anos de idade, representando 95% da população alvo.

Essa iniciativa fez parte da Estratégia Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que teve início em 27 de maio e se estendeu até o dia 14 de junho. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou a importância da imunização para evitar o retorno da poliomielite no país, destacando a eficácia da vacinação como a principal forma de prevenção.

Mesmo o Brasil não registrando casos de pólio desde 1989 e sendo certificado como área livre de circulação do poliovírus selvagem em 1994, a Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas classificou o país no ano passado como território de alto risco para a reintrodução do vírus.

A poliomielite, conforme apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta principalmente crianças menores de 5 anos, com uma em cada 200 infecções levando a paralisias irreversíveis, com potencial mortal em casos de paralisia dos músculos respiratórios.

A vacinação esteve disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde, além dos Super Centros Cariocas de Vacinação em Botafogo e Campo Grande. Essa ação buscou aumentar a cobertura vacinal e reforçar a proteção das crianças contra a poliomielite, demonstrando a preocupação das autoridades de saúde com a erradicação dessa doença potencialmente grave.

Botão Voltar ao topo