Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) mostram que o setor de serviços teve um aumento de 5,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, de 2,3% no acumulado do ano e de 1,6% no acumulado de 12 meses.
Dentre as cinco atividades investigadas, três apresentaram crescimento em abril. Os setores de transportes (1,7%), outros serviços (5,0%) e informação e comunicação (0,4%) se destacaram, sendo que este último atingiu seu ponto mais alto da série histórica iniciada em 2012.
No entanto, os serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1%) e os serviços prestados às famílias (-1,8%) tiveram queda em relação ao mês anterior. Em março, essas atividades haviam apresentado crescimento.
O índice de atividades turísticas também teve um aumento de 2,3% em abril, em comparação com março. O segmento está 4,7% acima do patamar de fevereiro de 2020, mas ainda 3% abaixo do ponto mais alto da série histórica, registrado em fevereiro de 2014.
Em relação à receita nominal, o setor de serviços registrou altas de 1,1% em relação a março, de 8,9% na comparação com abril de 2023, de 6,3% no acumulado do ano e de 5,2% no acumulado de 12 meses.
Esses dados demonstram uma recuperação gradual do setor de serviços no país, apontando para uma tendência de crescimento e estabilidade econômica.