Durante a reunião, o Secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo e Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabrício Noronha, ressaltou a importância da formalização dos acordos entre o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e os Sistemas Estaduais de Biblioteca. Segundo Noronha, essa parceria garantirá segurança jurídica e promoverá o desenvolvimento das bibliotecas em todo o país.
A Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a relevância do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, ressaltando que a iniciativa representa um avanço significativo para as bibliotecas públicas e comunitárias do estado. Com a expansão do programa, as bibliotecas alagoanas receberão mais de 500 exemplares anualmente, enriquecendo seus acervos literários.
Além disso, o repasse de livros do PNLD será complementado pela aquisição de obras de autores e editoras locais, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A coordenadora de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Aline França, explicou que os kits de livros serão enviados diretamente às bibliotecas, com base nas informações fornecidas pelos sistemas estaduais.
A coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, Mira Dantas, ressaltou a importância da participação dos municípios no cadastro de suas bibliotecas, garantindo que todos possam se beneficiar dessa iniciativa. Para realizar o cadastro das bibliotecas na rede do Sistema de Bibliotecas Públicas de Alagoas, os gestores municipais e coordenadores podem acessar o site bibliotecas.al.gov.br e preencher o formulário disponível.
Com um investimento de R$ 50 milhões nas bibliotecas brasileiras, a ampliação do Programa Nacional do Livro Didático representa uma oportunidade única para promover o acesso à leitura e ao conhecimento em todo o país, contribuindo para uma nova realidade educacional e cultural.