Parlamentares aprovam em 1º turno criação do Programa Econecta para turismo sustentável em Alagoas

Na sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 21, na Assembleia Legislativa de Alagoas, os 17 parlamentares presentes se debruçaram sobre uma extensa pauta de 20 itens, entre eles o projeto de lei ordinária nº 875/2024. Este projeto, de autoria do Poder Executivo, propõe a criação do Programa Econecta, voltado para o fomento do turismo sustentável no estado.

Com a aprovação em 1º turno, o governador Paulo Dantas destacou a importância do programa, afirmando que o objetivo principal é conectar diferentes ecossistemas para fortalecer o desenvolvimento do turismo sustentável. Segundo Dantas, o Econecta pretende criar uma rede colaborativa e inclusiva de sustentabilidade, envolvendo iniciativas públicas, privadas e do terceiro setor.

A gestão do Programa Econecta ficará a cargo da Secretaria de Estado do Turismo, com a responsabilidade de criar, manter, modernizar e estruturar ações e mecanismos voltados para o turismo sustentável em Alagoas. A base do programa será os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

De acordo com o projeto de lei, o Econecta atuará no fomento à responsabilidade social, engajando diversas partes interessadas na execução, monitoramento e compartilhamento de ações de sustentabilidade em todas as atividades turísticas do estado. Com a sistematização e integração de subprogramas, projetos e ações, o programa buscará promover práticas sustentáveis em todo o setor turístico alagoano.

O texto ainda precisará passar por mais uma discussão e votação antes de ser encaminhado ao Poder Executivo para sanção e se tornar lei. A expectativa é de que o Programa Econecta traga benefícios significativos para a promoção do turismo sustentável em Alagoas e contribua para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Botão Voltar ao topo