Destinada aos profissionais das unidades de saúde que atuam no atendimento aos usuários, a iniciativa tem como objetivo principal capacitar os participantes para lidar com situações envolvendo acidentes com animais peçonhentos, cães e gatos. A enfermeira da Sesau, Fernanda Vieira, enfatiza a importância do treinamento para repassar aos profissionais o fluxo de atendimento, protocolos de atuação e unidades de referência.
Os interessados podem realizar a inscrição por meio do link disponibilizado. Médicos e enfermeiros que trabalham na área assistencial das unidades de referência, assim como os técnicos do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), estão entre os públicos-alvo da capacitação.
Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos, a profilaxia da raiva humana, o fluxo e a profilaxia da raiva, além das boas práticas em vacinação. Os facilitadores incluem profissionais renomados, como o infectologista Fernando Maia e o médico veterinário Clarício Bugarim, ambos da Sesau.
Com a proposta de melhorar a qualidade do atendimento prestado às vítimas de acidentes envolvendo animais peçonhentos, a capacitação se destaca como uma oportunidade valiosa para aprimorar o conhecimento e as habilidades dos profissionais da saúde. A Sesau reforça a importância da participação dos interessados para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes atendidos nas unidades de saúde de Alagoas.