BRASIL – BNDES e instituições financeiras iniciam contratação de crédito para empresas no Rio Grande do Sul após eventos climáticos extremos.

Instituições financeiras parceiras do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciaram nesta quarta-feira (10) as primeiras contratações de crédito destinadas a pessoas jurídicas de direito privado de todos os portes no Rio Grande do Sul. Cooperativas, produtores rurais, transportadores autônomos de carga e empresários individuais estão entre os beneficiados por um montante total de R$ 15 bilhões em linhas de crédito disponíveis.

Esses créditos são direcionados a negócios que foram impactados por eventos climáticos extremos e que sofreram perdas materiais, de acordo com a delimitação georreferenciada realizada pela Dataprev, conforme portaria do Ministério da Fazenda de 4 de julho deste ano.

O Programa BNDES Emergencial para o Rio Grande do Sul visa viabilizar a manutenção da capacidade produtiva, preservação de empregos e geração de renda para os empreendimentos afetados pelos fenômenos climáticos. As três linhas de crédito oferecidas incluem financiamento para a aquisição de máquinas e equipamentos, investimento e reconstrução para projetos como construção ou reforma de instalações, e capital de giro para despesas imediatas.

Com taxas de juros que variam de até 0,6% ao mês para a linha de Máquinas e Equipamentos, até 0,9% ao mês para a linha de Capital de Giro, os prazos de pagamento vão de 5 a 10 anos, dependendo da modalidade de financiamento, com carência de até 2 anos. O valor máximo de crédito por cliente pode chegar a até R$ 400 milhões, dependendo da linha selecionada.

Maria Fernanda Coelho, diretora de Crédito Digital para Pequenas e Médias Empresas do BNDES, enfatizou o compromisso do banco com a recuperação econômica do Rio Grande do Sul, visando restabelecer empregos, salários e reconstruir a vida da população local. Com a disponibilização dessas linhas de crédito, espera-se contribuir para a reestruturação e fortalecimento dos empreendimentos afetados pelos desastres climáticos no estado.

Botão Voltar ao topo