A iniciativa está sendo liderada pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), em colaboração com a superintendência de Modernização da Gestão (Sumoge) e a superintendência de Planejamento e Políticas Públicas (Suplan), ambas da Seplag. O novo modelo conta com a consultoria do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal.
Atualmente, um comitê está sendo formado com a participação de cerca de três secretarias estaduais, com o objetivo de capacitar a equipe gestora para a aplicação das novas diretrizes de gestão. A expectativa é que a implantação do novo modelo melhore a execução das políticas públicas e promova uma maior eficiência na administração do estado.
Genildo José da Silva, superintendente da Suplan, destacou que a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) foi o primeiro órgão a aderir ao novo modelo e foi reconhecida pelo Governo Federal como exemplo de excelência. O Governo de Alagoas pretende estender a implementação do novo modelo para outras secretarias estaduais, com um projeto piloto inicial abrangendo cerca de cinco secretarias.
O projeto de gestão pública, conhecido como Gestão Gov BR, tem como objetivo padronizar os processos e proporcionar uma maior uniformidade na execução das atividades. A expectativa é que, a cada seis meses, novos grupos de secretarias sejam treinados para adotar as novas diretrizes de gestão.
Em outubro deste ano, está previsto um novo treinamento com a consultoria do Governo Federal para o comitê responsável pela implementação do novo modelo em Alagoas. Após a submissão da documentação ao Governo Federal, a expectativa é de uma avaliação do nível de qualidade na gestão, com a possibilidade de expansão do modelo para outros estados do Brasil.
O Governo Federal espera mobilizar os demais governos estaduais a adotarem o novo modelo de gestão, visando uma maior eficiência e excelência na entrega de serviços públicos. Daniel Mello, superintendente da Sumoge, ressaltou a importância da padronização dos processos para garantir a continuidade e a qualidade do serviço prestado.