ALAGOAS – Secdef promove o 2º Festival Estadual da Inclusão, ampliando a cultura e os direitos das pessoas com deficiência em Alagoas.

Na última quinta-feira, dia 25 de julho de 2024, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) deu início ao 2º Festival Estadual da Inclusão, evento que celebra e reconhece a diversidade dos artistas com deficiência de Alagoas. O festival, que este ano foi expandido para mais três municípios, teve sua abertura no Shopping da Vila, em Delmiro Gouveia.

A realização do evento está em consonância com o Estatuto da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, promovendo ações que valorizem o potencial artístico das pessoas com deficiência. É um espaço onde eles são os protagonistas, celebrando suas conquistas.

A secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, ressaltou a importância da interiorização de ações como o Festival, destacando que fortalecem a entrega de políticas públicas nos municípios. Ela enfatizou o compromisso do Governo de Alagoas em garantir que pessoas com deficiência tenham seus direitos respeitados e possam participar plenamente da sociedade.

A programação do evento contou com apresentações culturais do Grupo Luzes da Diversidade, do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Física, Anexo TEA, da Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia, e debate sobre a arte como ferramenta de inclusão. Artistas com deficiência, como o cantor Bartilônio Noia e o dançarino Erick Silva, brilharam no evento, demonstrando seus talentos e emocionando o público presente.

Vanderson Araújo, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pessoa com deficiência, participou do Festival com entusiasmo, agradecendo aos professores e à diretora de sua escola por todo o apoio. Jucila Brandão, coordenadora da Educação Especial de Delmiro Gouveia, destacou a importância do evento para a promoção da cultura e da arte, agradecendo à Secdef por oportunizar essa ação tão significativa.

O 2º Festival Estadual da Inclusão foi marcado por momentos emocionantes e inspiradores, mostrando o talento e a criatividade dos artistas com deficiência de Alagoas, e reafirmando a importância da inclusão e do respeito à diversidade.

Botão Voltar ao topo