O setor bioenergético nordestino vive uma transformação. Se apresenta como um mercado comprador e aberto às práticas e inovações tecnológicas para produzir mais e melhor. Percebemos que, os profissionais do setor e produtores de cana querem ver o resultado na prática dessas soluções e tecnologias. Observar o plantio, o pegamento, enraizamento o vigor da cana e muito mais.
A jornalista Luciana Paiva, editora da CanaOnline, em sua visita à fazenda Santo Antonio, em São Miguel dos Campos, em Alagoas, encantou-se com o campo experimental desenvolvido por seu proprietário, Edilson Maia, agrônomo, produtor rural, pesquisador, inventor, apaixonado por inovações, incansável em sua busca por alternativas para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.
“O Edilson faz da cana um show. E observando todo o seu empenho e resultado, não tive dúvidas de que essas informações precisavam ser compartilhadas e conferidas de forma real. Em poucas conversas eu e o Edilson criamos o 1º CanaShow Alagoas. Um dia de campo, com foco em inovações, que acontecerá em 17 de setembro na fazenda Santo Antonio”, conta Luciana.
Várias empresas e unidades bioenergéticas, como a Usina Caeté, se uniram ao projeto. E o Edilson já iniciou o preparo do que o público conferirá no CanaShow, que será dividido em várias estações de visitação. A primeira estação – plantio de cana Vertix, da Nuseed, utilizando o Mulch da ESCA e com irrigação por gotejo da Netafim – teve sua área preparada na semana de 22 de julho.