No que diz respeito à produção de petróleo, foram extraídos 3,409 milhões de barris por dia em junho, um crescimento de 2,7% em comparação ao mês de maio e de 1,3% em relação ao mesmo período de 2023. Já a produção de gás natural atingiu 150,07 milhões de metros cúbicos por dia, representando um aumento de 3,1% em relação a maio e uma queda de 1,4% em comparação a junho do ano anterior.
Destaca-se que a camada de pré-sal foi responsável por mais de três quartos (78,7%) da produção total de petróleo e gás natural, alcançando 3,424 milhões de boe/d. Esse valor representou um crescimento de 3,3% em relação ao mês anterior e de 5,6% em relação a junho de 2023.
Em termos de produção global, o Brasil ocupa a oitava posição como maior produtor de petróleo do mundo e o primeiro na América Latina. A Petrobras se destaca como a empresa responsável por 89,5% do total produzido, com a maior parte da produção vindo dos campos marítimos.
O estado do Rio de Janeiro se mantém como o maior produtor do país, sendo responsável por 87% do petróleo e 76% do gás natural produzidos. No ranking global, Estados Unidos, Rússia e Arábia Saudita lideram a produção de petróleo, seguidos pelos Emirados Árabes Unidos e Brasil.
Esses números evidenciam a importância do setor de petróleo e gás para a economia brasileira, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a geração de empregos no país.