O projeto pedagógico que culminou na apresentação teatral tem como objetivo principal fortalecer os laços familiares dos adolescentes e proporcionar reflexão sobre o tema proposto. Ao longo de várias etapas, os jovens participaram ativamente do processo, produzindo cartazes, cartões e se envolvendo em palestras e rodas de conversa sobre a importância de preservar a infância e combater o trabalho infantil.
A gerente de Desenvolvimento Integral da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), Cassia Moreno, enalteceu a iniciativa e ressaltou a importância de aproximar as famílias do sistema socioeducativo, preparando-as para receber os adolescentes de volta à sociedade. O Sistema Socioeducativo de Alagoas, coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), tem buscado constantemente promover a ressocialização dos jovens e sua formação cidadã.
Durante a apresentação, o adolescente J., de 17 anos, enfatizou a necessidade de proteger as crianças e jovens, permitindo-lhes desenvolver-se de forma saudável e educacional. O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Daniel Alcântara, também destacou a importância de atividades como essa na ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei.
As mensagens transmitidas pela peça teatral dos adolescentes chamaram a atenção para a responsabilidade da família, do poder público e da sociedade em garantir a educação e o desenvolvimento adequado das crianças e jovens. O secretário executivo da Seprev, Fábio Oliveira, ressaltou a gravidade do trabalho infantil, destacando que é um crime que deve ser combatido em todas as esferas da sociedade.
Em resumo, a peça teatral protagonizada pelos adolescentes do Sistema Socioeducativo de Alagoas foi um importante marco não apenas para a reflexão sobre o trabalho infantil, mas também para promover a conscientização e ações efetivas em prol da proteção e do desenvolvimento saudável da infância e juventude.