A iniciativa é fruto do projeto Farmacopeia Mari’ká, realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Além de promover o cultivo de ervas medicinais, a Farmácia Viva também tem como objetivo capacitar pequenos produtores rurais, gerando renda e promovendo a saúde na comunidade.
Segundo o coordenador do Farmacopeia Mari’ká, João Araújo, a produção da Farmácia Viva inclui remédios com fungos medicinais e óleos essenciais, além de loções repelentes e medicamentos para animais de estimação. A proposta do projeto é levar esses produtos de forma gratuita à população, com distribuição em feiras e palestras, respeitando as orientações do farmacêutico do projeto e da Secretaria de Saúde do município.
A prefeitura de Maricá destaca que a distribuição dos produtos não ocorre em grande escala, mas é feita de forma controlada em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com acompanhamento farmacêutico. A ideia é que a Farmácia Viva sirva como modelo para outras cidades brasileiras, promovendo a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida da população.
Agora em fase de finalização, a Farmácia Viva de Maricá está prestes a ser apresentada aos agentes de saúde locais, com treinamentos para médicos e veterinários. A expectativa é que em breve a população tenha acesso a uma variedade de produtos fitoterápicos, contribuindo assim para uma economia local, regional e sustentável no futuro.