Ao todo, foram convocados 1.890.826 mesárias e mesários em todo o Brasil. Em Alagoas, cerca de 26 mil pessoas estão atuando nas eleições municipais deste ano, sendo responsáveis por conduzir todo o processo de votação nas seções eleitorais.
Qualquer cidadão pode se voluntariar para trabalhar como mesário, desde que tenha mais de 18 anos e esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. As atribuições são divididas entre quatro pessoas na seção eleitoral, sendo o presidente da seção eleitoral a maior autoridade no local de votação, os mesários auxiliando e substituindo o presidente, e o secretário responsável pelo preenchimento da ata da mesa receptora de votos.
Todas as mesárias e os mesários convocados passam por um treinamento especial, que pode ser presencial ou realizado no ambiente de aprendizagem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a fim de se atualizarem sobre as novidades e fazerem uma reciclagem.
Dentre as principais funções desempenhadas por esses colaboradores, estão a identificação dos eleitores, organização do fluxo de eleitores, operação da urna eletrônica, garantia do sigilo do voto, emissão do comprovante de votação, registro de ocorrências e encerramento da votação.
Apesar de não ser remunerado, o trabalho como mesária ou mesário oferece diversos benefícios, como horas complementares em cursos universitários, vantagem em caso de empate em concursos públicos, auxílio-alimentação no valor de R$ 60 por turno trabalhado, e direito a folgas negociadas com a empresa ou instituição na qual a pessoa trabalha.
Portanto, a participação ativa desses colaboradores é fundamental para assegurar a lisura e legitimidade das eleições, tornando-se peças-chave no funcionamento do processo eleitoral.