A Polícia Federal apreendeu, na manhã desta sexta-feira (27), R$ 500 mil em espécie durante uma operação em Maceió. Segundo apuração do UOL, o dinheiro estava com Francisco Eduardo Albuquerque, marido de Pauline Pereira (PP), candidata à Prefeitura de Campo Alegre (AL) e prima de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados. O casal nega envolvimento em qualquer irregularidade.
A ação foi desencadeada após uma denúncia recebida pela PF, informando que uma grande quantia em dinheiro seria sacada para fins de compra de votos nas eleições municipais, que ocorrerão no dia 6 de outubro.
A corporação seguiu o suspeito até o bairro de Ponta Verde, onde realizou a apreensão do valor, que estava dentro de uma mochila. Francisco Eduardo foi levado à sede da PF para prestar esclarecimentos, enquanto a origem e o destino do dinheiro permanecem sob investigação.
A Polícia Federal não confirmou oficialmente o nome do homem detido, mas informou que os R$ 500 mil não possuem “aparente origem lícita e justificativa plausível para o transporte em espécie”. A corporação também afirmou que o caso está sendo investigado por suspeita de crimes como compra de votos, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.
Pauline Pereira já foi prefeita de Campo Alegre por dois mandatos consecutivos, entre 2013 e 2020, e é irmã de Jó Pereira, ex-secretária de Educação de Maceió, e de Joãozinho Pereira, ex-superintendente da Codevasf em Alagoas, ambos indicados por Arthur Lira.