BRASIL – Defesa Civil de São Paulo utiliza sete aeronaves para combater incêndio na Estação Ecológica de Jataí em Ribeirão Preto

Na tarde desta terça-feira (1º), a Defesa Civil do estado de São Paulo mobilizou sete aeronaves para combater o incêndio na mata da Estação Ecológica de Jataí, localizada no município de Luiz Antônio, região de Ribeirão Preto. As chamas, que tiveram início há quatro dias, ainda não foram completamente extintas, e as equipes trabalham incansavelmente utilizando dois helicópteros e cinco aviões para lançar produto retardante de chamas na área afetada.

A extensão do incêndio na Estação Ecológica de Jataí ainda não foi divulgada pela Defesa Civil, mas estima-se que a reserva, que abrange mais de 9 mil hectares, tenha sido severamente atingida pelas chamas. Além deste incidente, registros de focos de incêndio também foram identificados em outras áreas do estado de São Paulo, como nos municípios de Guararapes, na região de Araçatuba, e em Tabapuã, na região de São José do Rio Preto.

Em Pirapora do Bom Jesus, um incêndio em vegetação na Fazenda Jaboticabal, próxima à Serra do Japi, foi controlado, com uma área atingida calculada em 48 hectares. Atualmente, equipes da Defesa Civil permanecem monitorando possíveis focos isolados de fogo, sem riscos de propagação.

No que diz respeito à fauna afetada pelos incêndios florestais no interior de São Paulo, um número significativo de animais resgatados começaram a ser devolvidos à natureza. Um tamanduá-mirim foi solto na região de Ribeirão Preto na última sexta-feira, e um furão reabilitado em São Roque já está de volta ao seu habitat natural. Segundo informações do governo estadual, 94 animais foram resgatados, sendo que 53 não resistiram, dois foram reabilitados e os demais seguem em processo de tratamento.

A situação dos incêndios e a preservação da fauna nativa continuam sendo monitoradas de perto pelas autoridades competentes, visando minimizar os danos causados à biodiversidade e ao meio ambiente paulista.

Botão Voltar ao topo