BRASIL – Brasil condena lançamento de mísseis do Irã contra Israel e faz apelo por contenção no conflito no Oriente Médio

Nesta quarta-feira (2), o governo brasileiro emitiu uma nota condenando veementemente o lançamento de cerca de 200 mísseis balísticos pelo Irã contra Israel, ocorrido no dia anterior. O Palácio do Itamaraty expressou preocupação com a escalada do conflito na região e fez um apelo para que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção.

Segundo informações da Guarda Revolucionária do Irã, os mísseis foram lançados em direção a Israel, e caso haja retaliação, Teerã promete uma resposta ainda mais devastadora. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, garantiu que o Irã será responsabilizado pela ação militar.

Além disso, o governo brasileiro também repudiou o ataque terrorista reivindicado pelo Hamas na cidade israelense de Jafa, que resultou na morte de sete pessoas e ferimentos em outras 16. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está monitorando a situação dos brasileiros em Israel e fornecendo assistência consular.

Na madrugada desta quinta-feira, um ataque israelense atingiu o centro de Beirute, capital do Líbano, gerando preocupações adicionais na região. Israel vem realizando bombardeios massivos contra cidades libanesas desde o final de setembro, causando a morte de mais de 1.000 pessoas e forçando cerca de 1 milhão a abandonarem suas casas, de acordo com a ONU.

Os ataques de Israel contra o Líbano têm como objetivo destruir a infraestrutura e as lideranças do grupo político e militar Hezbollah, que tem realizado ataques contra o norte de Israel em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza. Enquanto a ocupação de Gaza continuar, o Hezbollah promete manter os ataques.

Diante deste cenário tenso, um avião da Força Aérea Brasileira decolou do Rio de Janeiro com destino a Beirute para repatriar brasileiros que desejam deixar o Líbano. Atualmente, cerca de 3 mil brasileiros estão na região e procuram assistência consular para retornar ao Brasil. A comunidade brasileira no Líbano é uma das maiores no Oriente Médio, totalizando 21 mil pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo