Neste grupo, estarão presentes representantes de órgãos como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Força Nacional de Segurança Pública e Advocacia-Geral da União. A diversidade de profissionais e especialistas nessas áreas é fundamental para o sucesso das ações propostas.
A portaria que oficializa a criação desse grupo foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (7). Com reuniões quinzenais programadas, o grupo terá a responsabilidade de apresentar relatórios internos de suas atividades regularmente. O prazo estipulado para a duração das atividades é de 60 dias, podendo ser prorrogado por mais 30, desde que devidamente justificado.
O objetivo final desse grupo é apresentar ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, um relatório completo com todas as sugestões e medidas, inclusive normativas, para o combate eficaz ao crime organizado. É uma iniciativa importante e que demonstra o comprometimento do governo em buscar soluções para uma das maiores questões de segurança do país.
Esse grupo de trabalho surge em um momento crucial, em que o crime organizado tem se mostrado cada vez mais complexo e desafiador. A união de esforços de diferentes órgãos e especialistas certamente trará resultados significativos na luta contra essa prática criminosa que afeta a sociedade como um todo.