Durante o seminário, os extensionistas compartilharam os resultados obtidos em diferentes projetos, como o desenvolvimento da Organização Social em Santana do Ipanema, na Associação dos Agricultores Familiares do município. Com o trabalho realizado, foi possível aumentar o número de sócios com cadastro de Organização de Controle Social (OCS), o que permitiu aos produtores garantir o selo de produção orgânica e aumentar suas possibilidades de comercialização.
Ao longo do ano, a Emater realiza cerca de 23 mil atendimentos aos agricultores familiares de Alagoas, proporcionando assistência técnica e trabalhando diretamente no campo. O diretor-presidente da Emater, Moisés Leandro, destacou a importância da extensão rural para o desenvolvimento da agricultura familiar no estado, ressaltando o papel fundamental dos extensionistas nesse processo.
Além disso, foi anunciado durante o evento que um novo convênio está sendo articulado, visando à renovação das atuais bolsas de extensão tecnológica e à ampliação em mais 70 bolsas. O presidente da Fapeal, Fábio Guedes, ressaltou a importância do conhecimento técnico adquirido pelos extensionistas para beneficiar os pequenos agricultores alagoanos.
A secretária de Agricultura, Aline Rodrigues, também enfatizou a relevância do trabalho dos técnicos e extensionistas na inclusão produtiva, auxiliando os agricultores a explorar novas técnicas de produção e a compreender processos produtivos mais organizados. O governo Paulo Dantas reafirmou o compromisso de fortalecer a assistência técnica e extensão rural, proporcionando profissionais qualificados para auxiliar os produtores familiares a produzir com mais qualidade e eficiência.