O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, explicou que o benefício do Acredita Exportação seguirá o modelo do antigo Programa Reintegra, no qual as empresas são ressarcidas de parte dos tributos pagos na produção dos bens, com percentuais que podem chegar a até 3% sobre a receita obtida com as exportações.
Durante o evento denominado “Acredite no seu Negócio”, realizado em São Paulo e que contou com a presença de Lula, Alckmin e diversos ministros, foi discutido o potencial de disponibilização de até R$ 30 bilhões em créditos através do Programa Acredita. Este programa visa desbloquear recursos e mecanismos de estímulo para pequenos negócios, com ênfase na população mais vulnerável e com maior dificuldade de acesso ao crédito no mercado financeiro.
Lula ressaltou a importância da promoção do empreendedorismo, destacando que a circulação do dinheiro nas mãos da população impulsiona o crescimento econômico através do consumo. Ele também enfatizou a necessidade de redução da burocracia para facilitar a liberação dos recursos e garantir que o programa atinja efetivamente seu público-alvo.
O Programa Acredita, criado pelo governo em abril deste ano, foi aprovado pelo Congresso em setembro e sancionado por Lula no último dia 11 de outubro. Com diversas linhas de atuação voltadas para diferentes segmentos, o Acredita tem o objetivo de estimular o empreendedorismo e facilitar o acesso ao crédito para micro e pequenas empresas em todo o país.