ALAGOAS – Seprev e Alagoas Feita à Mão unem forças para qualificação do artesanato produzido por adolescentes em conflito com a lei

Na última terça-feira (22), a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e o programa Alagoas Feita à Mão estabeleceram uma parceria inovadora para qualificar e comercializar o artesanato produzido por adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Feminina (UIF). Essa iniciativa tem como objetivo principal promover a geração de renda, melhorar a qualidade de vida desses jovens e, consequentemente, reduzir a reincidência infracional.

A equipe da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (SERFI), responsável pelo programa Alagoas Feita à Mão, compareceu à UIF para conhecer as adolescentes e suas produções artesanais. O primeiro passo foi fazer um mapeamento e uma curadoria dessas peças, seguido de capacitações para aprimorar a produção e facilitar a comercialização dos artigos.

Atualmente, seis adolescentes e jovens participam de oficinas de artesanato dentro da UIF, onde aprendem técnicas como bordado ponto cruz e crochê. Uma das jovens, de 20 anos, revelou que descobriu sua paixão pelo artesanato durante o período de internação e enxerga nessa atividade uma oportunidade de transformar sua vida e ajudar sua família.

Os produtos confeccionados pelas jovens são atualmente vendidos internamente, para servidores, visitantes e familiares. A secretária executiva de Novos Negócios da SERFI, Júlia Caroá, destacou que a parceria com a Seprev irá qualificar a produção e possibilitar a comercialização das peças para o público em geral.

A Secretária de Estado de Prevenção à Violência, Paloma Tojal, enfatizou a importância da geração de renda para a construção de uma sociedade mais segura e com mais oportunidades em Alagoas. Em breve, as adolescentes receberão a Carteira Nacional do Artesão e terão seus trabalhos reconhecidos no mercado de artesanato do estado, contribuindo para a reinserção social dessas jovens e para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica para todos os alagoanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo