No dia anterior (22), a empresa emitiu uma nota alertando sobre o ataque cibernético que causou instabilidade em sua rede digital. No entanto, hoje a Agência Virtual e a central telefônica 0800 055 0195 já estão disponíveis para os clientes. O atendimento presencial nas mais de 400 agências em todo o estado de São Paulo também está operacional, mediante agendamento na Agência Virtual.
O WhatsApp da Sabesp (11 3388-8000) voltou a funcionar parcialmente, oferecendo a maioria dos serviços, como registro de falta d’água, vazamentos, desligamento temporário, religação, alteração de vencimento e informações de pagamento. O chatbot da empresa está temporariamente fora do ar.
A companhia afirmou ter adotado imediatamente todas as medidas de segurança e controle, além de estabelecer um plano para restabelecimento dos sistemas afetados. Embora tenha garantido que não houve comprometimento de dados pessoais até o momento, o tempo de espera para o atendimento pode estar acima da média em determinados horários.
“Todas as operações de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto não foram afetadas pelo ataque cibernético”, ressaltou a Sabesp em nota atualizada nesta quarta-feira. A investigação forense continua em andamento para identificar a origem do incidente e garantir a segurança dos serviços prestados pela empresa aos seus clientes.