Nos últimos eventos de tempestades, houve interrupção no fornecimento de energia, afetando milhares de pessoas e até mesmo escolas e outras unidades que serão utilizadas como locais de votação no segundo turno das eleições municipais. São Paulo terá segundo turno em 18 cidades do estado.
As cinco concessionárias envolvidas estarão com equipes no centro integrado de monitoramento do governo estadual, além de um reforço no atendimento nas cidades que terão segundo turno eleitoral.
Tanto a Aneel quanto a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) solicitaram anteriormente às concessionárias que evitassem suspender temporariamente a rede, como desligamentos programados, manobras e outras operações, e reforçassem a comunicação com as equipes de monitoramento.
Compromissos foram assumidos pelas concessionárias, como a emissão de boletins periódicos, principalmente em situações de falta de luz, e a atuação conjunta para mapear e atender emergências, inclusive com auxílio das equipes em áreas mais afetadas.
Vale ressaltar que as empresas de energia elétrica atendem aproximadamente 20 milhões de unidades consumidoras, distribuídas pelos 645 municípios do estado de São Paulo. O foco agora é garantir um serviço de qualidade e um atendimento eficiente, especialmente durante este período eleitoral e climático delicado.