ALAGOAS – Hospital Regional da Mata realiza primeira captação de órgãos para transplantes, beneficiando cinco pacientes em Alagoas.

O Hospital Regional da Mata, localizado em União dos Palmares, realizou um importante marco na área da saúde nesta segunda-feira (28). A unidade, que é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou a primeira captação de órgãos para transplantes. O procedimento ocorreu após uma paciente de 33 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), evoluir para morte cerebral, e seus familiares autorizarem a doação. Cinco órgãos foram captados: fígado, rins e córneas, destinados a pacientes alagoanos que necessitavam dos transplantes.

Com esta primeira captação no HRM, o número de autorizações de doação de órgãos no estado subiu para cinco somente este mês, de acordo com a Central de Transplantes de Alagoas. No decorrer do ano, já foram realizados 116 transplantes, sendo 100 de córneas, cinco de rim, 10 de fígado e um de coração. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, comemorou o feito inédito e parabenizou as equipes envolvidas.

A diretora do HRM, Geany Vergeth, também celebrou o marco histórico para a unidade hospitalar, destacando a importância do ato de solidariedade das famílias que autorizam as doações. A coordenadora da Central Estadual de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, ressaltou a importância da sensibilização da população sobre a doação de órgãos, pois apenas a família pode autorizar o procedimento no momento adequado.

Atualmente, a lista de espera por transplantes de órgãos no estado conta com 498 pacientes, sendo a maioria aguardando córneas. A Sesau está intensificando campanhas de conscientização para que mais pessoas estejam dispostas a doar órgãos e salvar vidas. O Hospital Regional da Mata se destaca como um dos pioneiros na captação e transplante de órgãos em Alagoas, contribuindo significativamente para a saúde da população local.

Botão Voltar ao topo