ALAGOAS – Detran Alagoas abre 1.800 vagas extras para candidatos retardatários à 1ª Carteira de Habilitação, beneficiando usuários com processo próximo do fim.

Detran Alagoas abre 1.800 vagas extras para candidatos retardatários à 1ª Carteira de Habilitação

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) está com uma novidade para os usuários que estão perto do fim do prazo de validade para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O órgão irá disponibilizar 1.800 vagas extras nas provas práticas, tanto na capital, Maceió, como no interior do estado, nos meses de novembro e dezembro.

O processo de obtenção da CNH tem validade de até 12 meses, contados a partir da realização dos exames físico e psicotécnico. Pensando nisso, o Detran decidiu abrir essas vagas extras para beneficiar os candidatos que estão perto de finalizar esse prazo.

Segundo Manassés Mesquita, chefe da Comissão Examinadora de Trânsito, os candidatos devem realizar as aulas teóricas e práticas em um Centro de Formação de Condutores (CFCs) e agendar as provas práticas no site do Detran. Serão 1.400 vagas extras apenas para Maceió, com provas no período da tarde, e as outras 400 serão distribuídas nas 14 cidades onde o Detran possui Ciretrans.

Além disso, os candidatos que deram início ao processo de habilitação em 2019 e foram afetados pela pandemia de Covid-19 também poderão se beneficiar dessas vagas extras. Eles precisam finalizar o processo até o dia 31 de dezembro de 2024, conforme a deliberação nº 271 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, enfatizou a importância dessa ação para ajudar os candidatos em busca da primeira CNH. Ele destacou que essa iniciativa visa zerar a fila de provas práticas em Maceió e beneficiar a população que necessita do documento para obter um emprego. A abertura dessas vagas extras é mais uma medida para facilitar o acesso dos cidadãos à habilitação e contribuir para a segurança no trânsito.

Botão Voltar ao topo