ALAGOAS – Arapiraca celebra seu centenário com mais de 25 mil empresas ativas, revela Junta Comercial de Alagoas.

No dia 30 de outubro de 2024, a cidade de Arapiraca, localizada no Agreste alagoano, comemora seu centenário de emancipação política. E para celebrar essa data especial, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) divulgou um levantamento revelador: Arapiraca conta com mais de 25 mil empresas com registro ativo, o que representa 8,85% do total de negócios ativos em todo o estado.

Segundo a pesquisa realizada pela Juceal, houve um crescimento de 5,84% no número de empresas com registro ativo em Arapiraca, resultando em um saldo positivo de 1.402 novos negócios entre aberturas e fechamentos. Atualmente, a cidade conta com 14.918 microempreendedores individuais, 7.574 microempresas, 1.540 empresas de pequeno porte e 1.362 empresas sem porte definido.

O setor com o maior número de empresas em Arapiraca é o comércio, totalizando 11.387 negócios, o que corresponde a 44,84% do total. Em seguida, destacam-se as indústrias de transformação, o setor de alojamento e alimentação, transporte, armazenagem e correio, entre outros segmentos de atividade econômica.

Dentre as principais atividades econômicas na cidade, destacam-se o comércio varejista de artigos do vestuário, minimercados, cabeleireiros, promoção de vendas, lanchonetes, serviço de táxi, restaurantes, comércio varejista de materiais de construção, comércio varejista de cosméticos, e construção de edifícios.

A matriz de empresa mais antiga registrada em Arapiraca é a Cooperativa Agro Pecuária e Industrial de Arapiraca LTDA Capial, fundada em 17 de abril de 1964. A Juceal é responsável pela gestão e regulamentação das empresas em Alagoas, além de administrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.

Com um cenário empresarial ativo e diversificado, Arapiraca se destaca como um importante polo econômico no estado de Alagoas, impulsionando o desenvolvimento local e contribuindo para o crescimento da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo