BRASIL – Justiça de SP suspende leilão de concessão administrativa de escolas estaduais por desrespeitar princípio da gestão democrática da educação.

A Justiça do estado de São Paulo decidiu suspender o leilão de concessão administrativa de 33 escolas estaduais, divididas em dois lotes: Oeste e Leste. A decisão foi baseada em uma ação movida pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), que argumentou que o edital desconsidera o princípio constitucional da gestão democrática da educação. De acordo com o sindicato, a integração entre a administração do espaço físico escolar e as funções pedagógicas é essencial, e a terceirização proposta no edital seria indevida.

O juiz da 3ª Vara de Fazenda Pública, Luis Manuel Fonseca Pires, que proferiu a decisão, afirmou que a gestão democrática da escola vai além da atividade pedagógica em sala de aula. Ele ressaltou que a participação dos professores, estudantes, pais e comunidade local na definição do uso e destino do espaço escolar é fundamental para garantir a qualidade do ensino. Pires destacou que as necessidades e demandas de alunos do ensino infantil, fundamental e médio são diferentes, e a gestão compartilhada é essencial para atendê-las adequadamente.

O leilão do Lote Oeste, que contempla a construção de 17 unidades escolares na região oeste do Estado, já foi realizado, e o vencedor foi o Consórcio Novas Escolas Oeste SP, que ofereceu um desconto de 21,43% em relação ao valor de referência. A empresa será responsável pela gestão das escolas, incluindo serviços de merenda, internet, segurança, infraestrutura e limpeza.

A licitação do Lote Leste, com 16 unidades escolares em diversas cidades do Estado, está agendada para o dia 4 de novembro. O governo estadual ainda pode recorrer da decisão judicial. Em nota, o governo informou que ainda não foi notificado e que analisará a situação para adotar as medidas cabíveis.

O caso continua gerando debate sobre a gestão da educação pública em São Paulo e a necessidade de garantir a participação da comunidade escolar na definição dos rumos da educação no Estado. O desfecho do processo judicial e as próximas etapas do leilão serão acompanhados de perto pelos envolvidos na área da educação e pela sociedade em geral.

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