O principal objetivo da Sala Lilás é garantir um atendimento eficiente, seguro, resolutivo e não revitimizador às vítimas que buscam auxílio. Este serviço é essencial para acolher e orientar as pessoas que enfrentam situações de violência, principalmente as mulheres, crianças, adolescentes, população LGBTQIAPN+, povos tradicionais, população de rua, idosos, pessoas pretas e pessoas com deficiência.
Thaylise Nunes, gerente operativa da RAV, destaca a importância do trabalho realizado pelo governo para fortalecer a Rede e prestar assistência às vítimas. Somente este ano, mais de 1.500 pessoas já foram atendidas nas seis portas de assistência da RAV em Alagoas. A psicóloga da Sala Lilás, Elis Lavínia Carvalho, ressalta a importância da escuta especializada e do acolhimento seguro oferecido às vítimas que chegam fragilizadas em busca de ajuda.
Além do Alto Sertão, a RAV também possui portas de atendimento em outras regiões do estado, como em Maceió, Porto Calvo e Arapiraca. A atuação da Rede é regida pelo Decreto nº 89.437, de 28 de fevereiro de 2023, e visa prevenir, identificar, assistir, monitorar e avaliar as violências sofridas pelas populações vulneráveis em Alagoas.
A RAV tem como propósito promover encaminhamentos necessários para garantir os direitos fundamentais das vítimas, orientar a população e os profissionais envolvidos na temática, além de prevenir e combater as situações de violência. O compromisso do governo em fortalecer essa rede de assistência reflete o cuidado e o respeito às vítimas de violência doméstica e sexual em todo o estado.