O evento também foi marcado por homenagens aos militares e civis que se destacaram nas etapas do programa, demonstrando excelência em suas atuações. Uma dessas homenagens foi para a sargento Dayse Rose, responsável pela Base Comunitária do Osman Loureiro, que se tornou referência pela realização de iniciativas de assistência e combate à violência na região.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou a importância do combate à poluição sonora, ressaltando que muitas ocorrências de perturbação do sossego estão relacionadas a outros crimes, como lesões corporais, violência doméstica, embriaguez ao volante e homicídios. Ele enfatizou que a intensificação desse combate tem contribuído significativamente para a redução dos índices de violência em Alagoas.
Durante a cerimônia, também foram entregues oito câmeras de monitoramento e nove canetas de controle multimídia para unidades da Polícia Militar, como as bases comunitárias e o Batalhão de Polícia Escolar, visando proporcionar melhores condições de trabalho para o efetivo.
O Programa Na Base do Sossego foi criado no segundo semestre de 2021 com o objetivo de prevenir e reprimir ilícitos relacionados à perturbação do sossego e à poluição sonora, com foco na região metropolitana de Maceió. A iniciativa busca conscientizar a comunidade e promover ações de repressão qualificada aos infratores, envolvendo diversos órgãos como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, o Ministério Público do Estado e o Conselho Comunitário de Segurança das Bases Comunitárias.