Ameaça de recontagem automática nas eleições americanas gera tensão entre Trump e Harris

Nesta terça-feira (5), milhões de americanos estão indo às urnas para participar das eleições nos Estados Unidos, um processo eleitoral cheio de particularidades e curiosidades que diferem do sistema brasileiro. Com 7 curiosidades sobre as eleições americanas, é possível entender um pouco mais sobre como esse processo funciona.

Para começar, ao contrário do Brasil, nos EUA o voto não é obrigatório. Mesmo assim, estima-se que mais de 150 milhões de pessoas compareçam às urnas, especialmente devido a um cenário de empate próximo nas pesquisas entre os candidatos Donald Trump e Kamala Harris. Rodrigo Costa, CEO da Viva América, destaca a importância de cada voto nessa eleição apertada, com ambos os candidatos adotando discursos sobre imigração.

Além disso, as eleições nos EUA sempre ocorrem em uma terça-feira, seguindo uma tradição do século XIX para acomodar o calendário agrícola e religioso da época. O mandato do presidente começa no meio-dia de 20 de janeiro, com uma cerimônia pública em Washington, D.C., que pode ser adiada para o dia 21 se a data cair em um domingo.

O voto antecipado é uma prática comum em muitos estados americanos, com a possibilidade de votar por correio sendo amplamente utilizada, especialmente durante a pandemia de COVID-19. As cédulas em papel também são comuns, com máquinas de votação que permitem a perfuração da cédula física ou a impressão do voto em papel.

Diferentemente do Brasil, as cédulas variam de acordo com a região, com eleitores de cada distrito votando em candidatos e questões específicas de acordo com suas localidades. Além disso, em alguns estados, quando a diferença de votos entre candidatos é pequena, uma recontagem automática dos votos é acionada para garantir a precisão do resultado.

Com todas essas particularidades, as eleições nos EUA são um evento complexo e cheio de nuances, o que mostra a diversidade de sistemas eleitorais ao redor do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo