Durante o evento, Anne Hidalgo ressaltou a importância da multilateralidade das cidades para impactar a governança mundial, destacando que a ONU também apoia essa ideia. Já Eduardo Paes mencionou que os prefeitos reunidos no U20 apresentarão um documento aos líderes do G20, que se reunirão nos próximos dias 18 e 19 no Museu de Arte Moderna (MAM), sugerindo a criação de um fundo garantidor que possibilite a eficiência das ações voltadas para as mudanças climáticas.
O prefeito carioca ainda enfatizou as dificuldades enfrentadas pelas cidades do sul global, com menos recursos, infraestrutura precária e maior desigualdade social, em comparação às cidades do Norte Global. Paes e Hidalgo também destacaram o papel crucial das gestões municipais como contraponto ao negacionismo de alguns líderes de Estado, ressaltando que os prefeitos estão mais próximos da realidade cotidiana das cidades, lidando com questões como enchentes, poluição do ar e migrações populacionais.
Diante desse cenário, os prefeitos reforçaram a necessidade de investimentos e apoio financeiro para que as ações climáticas sejam efetivas e contribuam para um desenvolvimento urbano sustentável. A atuação das cidades no combate às mudanças climáticas ganha cada vez mais relevância, evidenciando a importância do engajamento das esferas municipais na construção de um futuro mais sustentável e resiliente.