Na última quinta-feira (14), a polícia argentina efetuou a primeira prisão de um dos foragidos na cidade de La Plata. O detido foi identificado como Joelton Gusmão de Oliveira, de 47 anos, que foi condenado a 17 anos de prisão no Brasil. Vale ressaltar que, há cerca de um ano, Moraes havia determinado a soltura de Joelton para cumprir medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de sair do país.
Em fevereiro deste ano, Joelton foi condenado juntamente com outros 14 réus pelos atos de 8 de janeiro, sendo acusados de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada. Segundo o relatório policial, a detenção de Joelton ocorreu após uma agente observar uma atitude suspeita e verificar que havia um pedido de captura e detenção emitido pela Justiça brasileira.
Essa ação da Justiça argentina reforça a cooperação entre os países no combate a crimes transnacionais e na garantia da aplicação da lei. O cumprimento dos mandados de prisão demonstra o comprometimento das autoridades em garantir a punição dos responsáveis pelos atos antidemocráticos, fortalecendo, assim, o Estado de Direito e a democracia na região.