ALAGOAS – Uncisal adapta processo seletivo para atender lei que beneficia estudantes residentes em Alagoas e naturais do estado.

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) está se preparando para realizar seu processo seletivo de estudantes de forma diferente neste ano. A mudança se deve à necessidade de se adequar à Lei Estadual nº 9.365, aprovada pela Assembleia Legislativa em 2024. A legislação estabelece critérios de bonificação para candidatos residentes em Alagoas que, cumulativamente, sejam naturais do estado ou que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas regulares e presenciais de Alagoas.

A Uncisal vai implementar um sistema próprio de seleção, que permitirá a aplicação dos dois tipos de bonificação previstos na lei. Essa medida se fez necessária, uma vez que o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) utilizado nos anos anteriores não comportava a aplicação cumulativa das bonificações. Além da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a nova forma de seleção da Uncisal levará em consideração a inclusão regional prevista na Lei Estadual nº 9.365.

De acordo com a legislação, a bonificação de 10% será concedida aos candidatos que atenderem aos critérios de inclusão regional. Os estudantes que se encaixarem tanto nessa categoria quanto na política de reserva de vagas definida em outra lei estadual terão direito aos dois benefícios de forma cumulativa. A pró-reitoria de Ensino e Graduação da Uncisal, George Souza, reforçou que a instituição continuará seguindo a política afirmativa de cotas para estudantes de escolas públicas, acrescentando agora a bonificação aos residentes em Alagoas que atendem aos critérios específicos da nova legislação.

O reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, destacou que a mudança na forma de seleção tem como objetivo atender às demandas da sociedade e cumprir a legislação estadual de forma transparente e eficiente. A universidade entrou em contato com o Ministério da Educação para verificar a possibilidade de aplicação dos critérios de bonificação via SiSU, mas diante da limitação do sistema, optou por estabelecer seu próprio método de seleção. A decisão foi aprovada pelo Conselho Superior Universitário da Uncisal e reafirma o compromisso da instituição em adaptar-se às exigências legais e atender às necessidades da sociedade alagoana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo