O adversário do Brasil na final será o vencedor da outra semifinal entre Argentina e Peru. A partida terá transmissão ao vivo pelo canal da Federação Desportiva Peruana de Beisebol (FDPB). A equipe brasileira ficou em segundo lugar na fase classificatória, ficando atrás apenas da Argentina, que permanece invicta no torneio. Chile, Peru e Equador completaram a classificação.
O técnico Ramon Ito, premiado com o Prêmio Brasil Olímpico no ano passado, convocou 24 jogadores para a competição, com oito deles integrando a equipe vice-campeã nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, no ano passado. Um dos destaques do time é Victor Coutinho, que jogou como defensor de campo externo na partida semifinal contra o Chile.
Em uma declaração à FDPB, Victor destacou a importância da vitória do Brasil na semifinal e afirmou que a equipe está preparada para enfrentar qualquer adversário na final. Mesmo que o Brasil possa reencontrar a Argentina, única equipe a derrotar os brasileiros no torneio, Victor garantiu que a postura da equipe não mudará.
Diferentemente da edição anterior do Sul-Americano, o campeão deste ano não garante vaga em outra competição, mas os pontos conquistados são fundamentais para o ranking mundial e a classificação olímpica. A próxima competição da seleção será em março de 2025, nas eliminatórias para o Wordl Baseball Classsic (WBC), o equivalente à Copa do Mundo da modalidade.