ALAGOAS – Hemoal celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com ações especiais em Maceió e Arapiraca nesta segunda-feira

Hemoal celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com ações nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (25), o Hemocentro de Alagoas, conhecido como Hemoal, está comemorando o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi instituída pelo Decreto Federal 53.988, de 1964, e tem como principal objetivo homenagear os voluntários que contribuem para manter o estoque de sangue do centro em níveis adequados.

As homenagens aos doadores estão sendo realizadas nas unidades de Maceió e Arapiraca. O Hemoal agradece a todos os voluntários que ajudam a salvar vidas por meio de suas doações de sangue. A Unidade de Maceió atende pacientes de 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, enquanto a Unidade de Arapiraca assiste os residentes de 46 municípios da II Macrorregião de Saúde.

A diretora do Hemoal, a médica hematologista Verônica Guedes, ressaltou a importância dos doadores de sangue: “Graças a eles, podemos realizar transfusões nos hospitais e salvar milhares de vidas todos os anos. Este dia é muito especial para todos nós que fazemos parte do Hemoal”.

As comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue incluem uma programação especial em ambas as unidades. Em Arapiraca, as atividades começaram às 8h na Unidade Eldorado, com apresentações musicais, café regional, entrega de certificados, sorteio de brindes e avaliação nutricional realizada por alunos de Nutrição. Já em Maceió, haverá um lanche especial e sorteio de brindes para os doadores na Unidade Trapiche.

Para ser um doador de sangue, é necessário ter boa saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Além disso, existem critérios específicos, como não ter contraído algumas doenças específicas após determinada idade e respeitar períodos de impedimentos temporários, como tatuagens recentes ou ingestão de álcool. Doar sangue é um ato de solidariedade e que pode salvar vidas, por isso, a celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue é tão importante para reconhecer e agradecer a contribuição desses voluntários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo