A troca de experiências e boas práticas entre os gestores de Alagoas e Pernambuco foi enaltecida pela secretária Paloma Tojal, que destacou a importância desse intercâmbio para o aprimoramento das políticas desenvolvidas em ambos os estados. Ela ressaltou a similaridade entre as duas regiões, tanto do ponto de vista social quanto cultural, e acredita que essas trocas de vivência são fundamentais para o desenvolvimento de ações cada vez mais eficazes.
No dia seguinte, sexta-feira, a comitiva da Seprev realizou uma visita técnica a uma unidade do Centro Comunitário da Paz (Compaz) em Pernambuco. O Compaz é um equipamento presente em territórios periféricos do Recife que busca promover a cultura de paz por meio de programas que integram educação, lazer, esportes, cultura, cidadania e oportunidades para todos os públicos.
Paloma Tojal explicou que a experiência no Compaz será inspiradora para a implantação de um equipamento semelhante em Alagoas, o Centro Comunitário pela Vida (Convive), uma iniciativa do Governo Federal. O Convive terá como objetivo promover a inclusão social, geração de oportunidades e assistência médica em territórios vulneráveis, seguindo o modelo bem-sucedido do Compaz.
Além da secretária Paloma Tojal, estiveram presentes na agenda o superintendente de Prevenção à Violência, Anax Bruno, a secretária executiva de Gestão Interna da Seprev, Eliza Pessoa, e representantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil (UNODC). A visita à Pernambuco foi marcada por aprendizados e parcerias que certamente contribuirão para o fortalecimento das políticas de prevenção à violência e promoção da cidadania em Alagoas.