BRASIL – SES-DF convoca população para Dia de Combate à Dengue e destaca importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) convocou a população neste sábado (23) para participar do Dia de Combate à Dengue e realizar ações de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. O objetivo da iniciativa é eliminar os possíveis criadouros do mosquito, como água parada em potes, vasos de plantas, pneus, garrafas PET, calhas das residências e recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

A orientação da SES-DF é para que os moradores mantenham caixas-d’água, tonéis e barris bem tampados, coloquem areia nos pratos de vasos de planta, amarrem os sacos de lixo adequadamente e evitem acumular entulhos e sucatas, a fim de evitar a reprodução do Aedes aegypti. O subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos, destacou a importância da participação de cada indivíduo no combate ao vetor e ressaltou a necessidade de limpar os quintais e eliminar qualquer criadouro do mosquito no ambiente residencial.

Além disso, Dos Anjos informou que a vacina contra a dengue está disponível para a imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os locais de vacinação abertos e o horário de funcionamento durante este sábado no Distrito Federal podem ser consultados no site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Em relação às campanhas de esclarecimento sobre a prevenção da dengue, o Ministério da Saúde lançou a iniciativa “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora” em 2024. A campanha incentiva a população a dedicar alguns minutos por semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito e receber os agentes comunitários de saúde para prevenir os focos do mosquito.

Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele e dor de cabeça ou atrás dos olhos. É fundamental que a população esteja atenta aos sintomas e adote medidas preventivas para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo