Segundo informações da Defesa Civil, as chuvas intensas, acompanhadas de vendaval, causaram danos em vários pontos da Avenida Rondon Pacheco. Carros foram arrastados, houve queda de um muro e pequenos deslizamentos. Apesar disso, a situação está controlada no momento, com os serviços essenciais de energia elétrica, abastecimento de água, internet e telefonia não sendo afetados. Não há comunidades ilhadas nem rodovias obstruídas neste momento.
Desde o dia 22 de setembro, Minas Gerais já registrou 140 pessoas desabrigadas e 293 desalojadas em 13 municípios do estado, além do trágico óbito ocorrido hoje. A Defesa Civil recomenda à população que se inscreva no sistema de alertas meteorológicos, enviando um SMS com o CEP do local desejado para o número 40199.
Para as próximas 24 horas, a previsão é de céu encoberto a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas em diversas regiões de Minas Gerais. As temperaturas devem se manter estáveis, com máxima de 32°C e mínima de 10°C. Em Belo Horizonte, o céu ficará nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva isolada e temperaturas variando entre 27°C e 15°C.
A Defesa Civil reforça que está monitorando todos os eventos relacionados ao período chuvoso e está pronta para apoiar os municípios em ações de resposta, como a decretação de situação de anormalidade e a distribuição de ajuda humanitária. Medidas como elaboração de planos de trabalho para captação de recursos para reconstrução também estão sendo tomadas pelo órgão.