ALAGOAS – Estudantes da Escola Estadual Tavares Bastos criam iniciativa de acessibilidade para pessoas com baixa visão, inspirados pelo Programa Professor Mentor.

Hoje, trazemos uma emocionante história de inclusão e acessibilidade que está acontecendo na Escola Estadual Tavares Bastos, em Maceió. Sob o título “Programa Professor Mentor inspira iniciativa de acessibilidade no ambiente escolar”, o META (Mudança Estudantil Tavares Acessível) foi idealizado por alunos sensibilizados pelas dificuldades de uma colega com baixa visão.

O projeto ganhou destaque por envolver 20 estudantes do 1º ano C da escola e surgiu dentro do Programa Professor Mentor/Meu Projeto de Vida, que incentiva os alunos a desenvolverem seus próprios projetos. Sob a orientação da professora Carolina Rangel, os jovens se dedicaram a conscientizar a comunidade escolar sobre a inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, aprendendo braille e criando placas táteis para sinalização.

A iniciativa não só impactou a comunidade escolar, mas também foi reconhecida externamente ao conquistar o primeiro lugar na categoria Ensino Médio/Rede Pública na Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica. A professora Carolina destaca que o reconhecimento foi transformador para os alunos, mostrando que é possível sonhar mais alto e fazer ciência.

O projeto também teve o objetivo de conscientizar sobre a importância das ciências humanas e da capacidade crítica, criativa e reflexiva do ser humano. Durante o desenvolvimento do META, os estudantes mergulharam no universo das pessoas com deficiência visual, entendendo melhor os desafios enfrentados e a importância da diversidade.

Além disso, a confecção das placas táteis em braile foi realizada manualmente pelos alunos, proporcionando uma experiência valiosa para todos os envolvidos. A estudante Sara Mical, cuja experiência inspirou o projeto, ressaltou a importância da inclusão e da conscientização sobre a existência das pessoas com deficiência.

A diretora da escola, Sileide Peres, expressou seu orgulho ao ver a Tavares Bastos se destacando e enfatizou o potencial dos alunos e da instituição. A professora Carolina Rangel reconhece que o projeto ainda tem espaço para crescer e destaca futuras iniciativas, como a instalação de pisos táteis e a continuidade das rodas de conversa para conscientização.

Essa bela história de inclusão e comprometimento na Escola Estadual Tavares Bastos mostra como a educação pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social, promovendo a conscientização e o engajamento de toda a comunidade escolar. É inspirador ver jovens engajados em tornar o ambiente escolar mais acessível e acolhedor para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo