Durante as duas semanas de capacitação, oficiais, praças das Polícias Militares, delegados, agentes das Polícias Civis e guardas municipais das capitais nordestinas estarão presentes, totalizando representantes de oito estados da região. O curso visa atualizar os conhecimentos dos participantes sobre o tema e formar multiplicadores do novo modelo de Polícia Comunitária.
O tenente-coronel Iran Rêgo, chefe de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP/AL, ressaltou a importância do curso para o desenvolvimento de políticas de proximidade, reforçando as ações já realizadas no estado de Alagoas. Além disso, a capacitação permite a troca de experiências e alinhamento entre os estados, fortalecendo o trabalho conjunto entre os entes federativos e o Governo Federal.
Representando Alagoas no curso estão o capitão Henrique Durval, chefe dos Núcleos de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da Polícia Militar, e Rafael Dourado, gestor do Núcleo de Projetos Sociais da Escola Superior de Polícia Civil. O treinamento aborda princípios e práticas do policiamento comunitário aplicado, com foco na prevenção da violência e criminalidade em pessoas, grupos e territórios vulneráveis.
Dentre as disciplinas do curso, destacam-se Princípios e Fundamentos da Polícia Comunitária Aplicada, Mobilização Social e Estruturação de Redes, Prevenção, Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos, Inteligência e Análise de Dados no Policiamento Comunitário Aplicado e Planejamento das Ações Educacionais. A capacitação acontecerá na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará até o dia 6 de dezembro.