O Enai, em sua 14ª edição, foi promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sob o tema “Neoindustrialização e redução do Custo Brasil: uma nova indústria para um futuro sustentável”. O evento proporcionou discussões essenciais sobre o futuro da indústria, abordando avanços tecnológicos, inovação e sustentabilidade em consonância com as demandas do século 21.
A abertura do Encontro Nacional da Indústria contou com a presença de autoridades ilustres, como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente da CNI, Ricardo Alban. O presidente da CNI enfatizou a importância do evento como uma oportunidade para debater políticas e soluções que impulsionem a produtividade e preparem o setor industrial brasileiro para os desafios do mercado global, enfatizando a necessidade de sustentabilidade e inclusão para o desenvolvimento do país.
Ao longo do dia, o Enai ofereceu uma programação repleta de painéis, mesas-redondas, celebração de acordos de cooperação e apresentação de estudos. Os participantes também puderam desfrutar de uma feira de oportunidades, onde instituições como BNDES, Finep, Senai, CNI, Embrapii e Sebrae estavam presentes para fornecer informações sobre apoio e financiamento às empresas.
Representantes de diversos setores industriais de Alagoas marcaram presença no evento, incluindo os Sindicatos da Indústria da Construção Civil, Energia, Extração Mineral, Plásticos, Tintas, Mármore, Granito, Cerâmica, Vestuário e Açúcar e Álcool. O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL), Hélvio Braga Vilas Boas, também fez parte da delegação.
Essa participação ativa dos dirigentes e representantes da indústria alagoana no Encontro Nacional da Indústria demonstra o engajamento e interesse do estado em contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor industrial nacional.* Com assessoria.