Promovido pelo Instituto MovRio, o encontro teve como objetivo principal promover a interação entre as centrais do Disque-Denúncia de todo o país, visando a troca de experiências e o alinhamento de estratégias para fortalecer o combate à criminalidade em âmbito nacional. Além disso, o evento contou com apresentações de especialistas e empresas que apoiam o canal de informações.
Durante o encontro, foram discutidas as experiências e ações desenvolvidas em cada estado participante, visando a criação de um Conselho Nacional do Disque-Denúncia. Esse conselho terá como objetivo reunir e unificar as informações provenientes da população, gerando relatórios qualitativos e estratégicos para subsidiar os órgãos de segurança pública.
Eliane Araújo, chefe do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública de Alagoas, destacou a importância da integração entre as equipes e a troca de experiências proporcionadas pelo encontro. Segundo ela, essa troca de informações possibilita a realização de ações conjuntas mais efetivas no combate à criminalidade.
O presidente do Instituto MovRio e coordenador-geral do Disque-Denúncia do Rio de Janeiro, Renato Almeida, ressaltou que o 1º Encontro Nacional das Centrais do Disque-Denúncia elevará a qualidade dos serviços prestados por todas as centrais do país. Com a integração de informações, inteligência e monitoramento, aliados ao apoio da população, as centrais poderão contribuir de forma mais efetiva para a segurança nacional.
O evento foi considerado um marco importante para a área de segurança pública e promete impulsionar a cooperação entre os estados brasileiros no combate à criminalidade.