Durante o congresso, foram abordados temas relevantes como o impacto do novo Código Civil no registro empresarial, o uso da inteligência artificial pelas Juntas Comerciais, a importância de políticas públicas para os pequenos negócios, e os desafios e avanços do ambiente de negócios no Brasil. Além disso, o evento promoveu reuniões técnicas com presidentes, vice-presidentes, procuradores-gerais, secretários-gerais, diretores de TI e gestores da Redesim das 27 Juntas Comerciais do país.
O vice-presidente da Juceal, Carlos Araújo, destacou a importância das discussões para o registro empresarial e para a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Segundo ele, as decisões tomadas durante o congresso terão impacto imediato no desenvolvimento econômico dos estados e municípios.
Também presente no evento, o assessor especial da Juceal, Fábio de Lima, ressaltou a relevância do congresso como o principal evento das Juntas Comerciais no país. Ele destacou a troca de experiências e as oportunidades de aprendizado proporcionadas pelo encontro.
Além dos representantes da Juceal, Alagoas também foi representada pelo procurador-geral João Paulo Gaia, pelo secretário-geral Edvaldo Maiorano, pelo gerente da Redesim em Alagoas Edmundo Lins Filho, e pelo gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas Jadson Ramos. O V Conaj foi realizado pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) em parceria com a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees), reunindo gestores e profissionais do ramo para discutir e compartilhar boas práticas no ambiente empresarial do país.