MOBILIDADE – Nova Via de Ligação terá duas pontes com mais de 100 metros de extensão

Projeto inclui ciclovia, calçadas, guarda corpo e telas de proteção

Duas pontes estão sendo erguidas ao longo da Nova Via de Ligação, obra que já está em andamento e vai conectar as avenidas Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo, dois dos principais corredores de trânsito da cidade. Ambas terão duas pistas nos dois sentidos, com 7m de largura em cada sentido, separados por um canteiro de 1,5m. Uma ciclovia de 2,5m de largura estará em uma das laterais das pontes, que terá também calçadas de 2m de largura em ambos os lados. Para garantir a segurança de pedestres e ciclistas, serão instaladas barreiras de concreto rígido, guarda-corpo e telas de proteção.

A primeira ponte terá 128 metros de extensão, 24m de altura no vão central e 36 vigas de 57 toneladas cada. A segunda, com 113m de extensão e 21m de altura no vão central, será construída com 23 vigas de 57 toneladas e outras nove de 27 toneladas. As estruturas foram consideradas após diversos estudos produzidos para minimizar os impactos ambientais da obra e planejadas para permitir o fluxo de água e a passagem segura de animais que existem na região, incluindo a implantação de duas passagens hidráulicas.

A Nova Via de Ligação será expressa e terá 2,3 quilômetros de extensão, com duas pistas de 7m de largura em cada sentido, canteiro central, rotatória, ciclovias e calçadas acessíveis, moderna iluminação pública e mobiliário urbano, como pontos de ônibus. Projetada para ser um dos principais corredores da cidade, a nova via está sendo implantada entre o cruzamento da Galba Novaes de Castro, na Durval de Góes, e o cruzamento da Rua Audálio Lopes da Silva, na Menino Marcelo.

A implementação de medidas para a melhoria da mobilidade urbana consta no Termo de Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.

Pacote de mobilidade

As obras para a melhoria da mobilidade urbana são planejadas pelo Município e executadas por empresas especializadas contratadas pela Braskem. As intervenções são fiscalizadas pelo poder público e devem durar cerca de 3 anos e meio. O orçamento é de R$ 360 milhões – valor corrigido anualmente.   Os projetos preveem a construção, ampliação ou recuperação de 33,4 quilômetros de vias; implantação de quase 37 quilômetros de calçadas acessíveis e ciclovias; requalificação de passeios públicos e estacionamentos; nova iluminação e rede elétrica; drenagem de águas pluviais; e um sistema de semáforos inteligentes já em funcionamento.

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