Dividida em cinco sessões temáticas, a exposição aborda questões como Campos e Resistências, Lembrar é Resistir, Economia da Várzea, Chega pra Somar e Culturas em Campo. Um dos pontos altos da mostra é a exibição de mais de 500 registros relacionados ao futebol de várzea em São Paulo, incluindo fotos, vídeos, camisas e medalhas, assim como objetos curiosos como churrasqueiras, frequentemente utilizadas pelos jogadores após as partidas.
Um dos destaques da exposição é uma instalação especial que reúne dezenas de camisas de times, provenientes dos acervos dos curadores e de personalidades ligadas à várzea. Além disso, os visitantes podem também ouvir as músicas que animam os tradicionais churrascos pós-jogos, com uma lista indicada por “DJs da várzea” e reproduzida em uma caixa de som típica desses eventos.
O Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, sendo a entrada gratuita nas terças-feiras. A exposição Vozes da Várzea promete oferecer aos visitantes uma imersão na cultura e nas tradições do futebol amador paulista, ressaltando a importância desse cenário esportivo para a cidade de São Paulo.