BRASIL – Polícia Civil de SP prende suspeitos de crimes contra menores em operação Nix; ação abrange outros estados e alvos na internet

Nesta sexta-feira (29), a Polícia Civil de São Paulo deflagrou a Operação Nix, visando prender envolvidos em crimes contra menores de idade, especialmente pedofilia e estupros virtuais. A ação se estendeu também para os estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), os suspeitos não apenas praticavam estupros virtuais e compartilhavam conteúdo sexual envolvendo menores, mas também induziam as vítimas a se automutilarem e até mesmo a cometerem suicídio. Além disso, eles são suspeitos de serem mentores de ataques a escolas, um comportamento extremamente preocupante e alarmante.

A operação foi conduzida pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e marcou a estreia do Núcleo de Observação e Análise Digital (NOAD), criado pela SSP com o propósito de combater criminosos que atuam utilizando a internet, em plataformas como o Discord e o Telegram.

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, quatro de apreensão contra adolescentes e 10 mandados de busca e apreensão. Em São Paulo, um adolescente na cidade de Descalvado foi identificado como um dos líderes do grupo investigado. Outro suspeito apontado como dono do grupo foi detido em Pernambuco, e seu pai também foi preso por supostamente gerenciar as contas bancárias utilizadas para transações relacionadas à venda de pornografia infantil. Os demais adolescentes foram apreendidos em Minas Gerais e no Distrito Federal.

Para intensificar o combate a esse tipo de criminalidade, o governo publicou o decreto que institui oficialmente o Núcleo de Observação e Análise Digital (NOAD) no Diário Oficial do Estado. O grupo, formado por membros das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, terá a função de monitorar as redes sociais, fóruns e outras plataformas de comunicação online em busca de criminosos.

Com relatórios detalhados elaborados pelo NOAD identificando os envolvidos em atividades ilícitas, as operações policiais serão embasadas para o cumprimento dos mandados judiciais necessários. A iniciativa visa combater de forma eficaz e estratégica os crimes cibernéticos que visam menores de idade, buscando garantir a segurança e a proteção da população vulnerável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo